Bloqueia rato - aviso

AVISO/DISCLAIMER - 18+ - XXX rated (às vezes)

Este blogue é destinado a um público que possua a maturidade e vontade suficiente para o compreender, tal como é:
UM REFLEXO DESTE MUNDO ABSURDO!
Contém imagens, expressões e mensagens que podem ferir as susceptibilidades individuais, por vezes existe sentido de humor (de qualidade duvidosa), noticias e fotos anormais (bem anormais de preferência), porque de normalidade estamos nós fartos.

Se não concorda, não satisfaz os requisitos ou, ainda, se é menor de idade, está, desde já, avisado: RUA! Procure outras tretas com que se entreter, sff!!!



quinta-feira, janeiro 11, 2007

- Dá-lhe forte com TLEBS no intervalo dos Morangos

Semântica frásicaB6.4.1.3.2.2.
Aspecto imperfectivo--------------------------Valor aspectual de um enunciado que representa uma actividade, um estado ou um evento prolongado, construídos como homogéneos, quer estejam em curso (ex.1) ou não (ex.2 e 3).
A duração das situações imperfectivas pode ser determinada extrinsecamente por locuções adverbiais durativas (ex.2 e 3).
O imperfectivo pode combinar-se com os valores temporais de simultaneidade (ex.1 e 4), anterioridade (ex.2 e 6) e posterioridade (ex.3 e 5).
Em (1), (2), (3) e (5), o ponto de referência identifica-se com o tempo da enunciação.
Em (4) o ponto de referência, que é interior à situação, é expresso linguisticamente pela locução adverbial temporal proposicional #quando a vi.
Se, no enunciado (2), se substituir a locução adverbial durativa (da forma 'durante x tempo') por uma locução adverbial de completamento (da forma 'em x tempo'), obtém-se um enunciado com valor perfectivo (ex.6).
Neste último exemplo, a locução adverbial retroage aspectualmente sobre a actividade #ler, que adquire características de evento, passando a significar "aprender a ler": é construída uma transição que corresponde ao atingir de uma finalidade, neste caso a aquisição de uma capacidade.

Exemplos:
(1) A Maria está a ler o livro.
(2) A Maria leu durante duas horas.
(3) Esta tarde, a Maria vai nadar até ao pôr do Sol.
(4) A Maria estava a ler um livro quando a vi.
(5) A Maria vai estudar com o João.
(6) A Maria leu em 15 dias.

Parece anedota mas
a prova está aqui. (Via Galo Verde)

Sem comentários: